sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Hemodiálise

O que é a Hemodiálise?

A hemodiálise é um procedimento por meio do qual se extrai o sangue do corpo e se faz circular através de um aparelho externo denominado dialisador. Através da hemodiálise são retiradas do sangue substâncias que quando em excesso trazem prejuízos ao corpo, como a ureia e a creatinina. A hemodiálise é realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crónica ou aguda, já que nesses casos o organismo não consegue eliminar tais substâncias referidas devido à falência dos mecanismos excretores renais.

Como funciona o processo da Hemodiálise?

A hemodiálise é feita com a ajuda de um dialisador (capilar ou filtro). O filtro é constituído por dois compartimentos: um por onde circula o sangue e outro por onde passa o dialisato. Esses compartimentos são separados por uma membrana semipermeável, sendo o fluxo de sangue e do dialisato contrários, de modo a permitir maximizar a diferença de concentração dos solutos em toda a extensão do filtro. Na hemodiálise, o sangue sai por um tubo ligado à fístula arteriovenosa (A-V) e bombeia-se para o dialisador. Durante o procedimento, utiliza-se a heparina, um medicamento que evita a coagulação do sangue e impede que coagule no dialisador. Dentro do dialisador, a membrana semipermeável, referida anteriormente, separa o sangue do líquido (dialisato), cuja composição química é semelhante aos líquidos normais do corpo. Como a pressão no compartimento do líquido de diálise é mais baixa do que a do compartimento do sangue, ocorre a filtração, através da membrana, do líquido, dos produtos residuais e das substâncias tóxicas do sangue. Sendo assim, posteriormente a este processo, o sangue dialisado (purificado) é devolvido ao organismo.
Nota: A solução de diálise contém solutos (Na, K, bicarbonato, Ca, Mg, Cl, acetato, glicose, pCO2) que irão entrar em equilíbrio com o sangue durante o processo dialítico, mantendo assim a concentração sérica desses solutos dentro dos limites normais.

É importante ressaltar que a água usada durante a diálise deve ser tratada e sua qualidade monitorada regularmente. A presença de compostos orgânicos (bactérias) e inorgânicos (Al, Flúor, Cloramina, etc.) podem causar sintomas durante a hemodiálise ou induzir alterações metabólicas importantes.
A máquina de hemodiálise mantém o controlo total sobre o dialisato, como nível de condutividade e temperatura da solução, afim de evitar possíveis complicações durante o tratamento.

Mas como é retirado o sangue do corpo do paciente durante este processo?
A hemodiálise é feita por um tubo (cateter) que é colocado em uma veia grossa que é o acesso vascular para hemodiálise. É o que permite a retirada e a devolução do sangue para a pessoa. O tipo mais frequente de acesso vascular é a fístula. Consiste numa ligação entre uma artéria e uma veia através de uma pequena cirurgia. Esta ligação permitirá a colocação de duas agulhas por onde o sangue sairá para o dialisador e depois será devolvido para a pessoa.

Duração da Hemodiálise:

Uma sessão convencional de hemodiálise tem, em média, duração de 4 horas e frequência de 3 vezes por semana. Entretanto, de acordo com as necessidades de cada paciente, a sessão de hemodiálise pode durar 3 horas e meia ou até mesmo 5 horas, e a frequência pode variar de 2 vezes por semana até hemodiálise diária para casos selectos.

Quais são os medicamentos usados na hemodiálise?
Vitaminas:
Algumas vitaminas perdem-se durante a diálise. A ingestão de vitaminas repõe o seu nível.
Acetato ou Carbonato de Cálcio: Fornece um suplemento de cálcio, além de evitar a absorção do fósforo e diminui a acidose do sangue. Reduzindo a absorção de fósforo evita-se a doença óssea do doente renal.
Ferro:Para melhorar a anemia.
Eritropoetina: Para aumentar a produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea e corrigir a anemia.
Vitamina D activada (calcitriol): Para aumentar a absorção intestinal de cálcio e melhorar a mineralização dos ossos.
Anti-hipertensivos: Os pacientes com hipertensão arterial que não baixa depois da sessão de diálise necessitam de medicação para controlá-la.
O médico indicará qual é o mais adequado para cada paciente. Qualquer desses medicamentos, até os considerados mais inócuos, tomados sem controlo médico, pode ter efeitos desastrosos. Por isso, é imprescindível que cada paciente siga as instruções de seu médico.

Sem comentários: