sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Desionização da água

Permuta iónica ou desionização da água

A permuta iónica, ou desionização é uma técnica muito utilizada em laboratório para produzir água purificada, quando necessária.

Como funciona a permuta iónica?

A permuta iónica consiste na troca de iões de hidrogénio por contaminantes catiónicos, e iões de hidróxilo por contaminantes aniónicos presentes na água de alimentação. Os leitos de resinas de permuta iónica são formados por pequenos grânulos esféricos, através dos quais passa a água de alimentação. Sendo assim, ao fim de algum tempo, os aniões e catiões presentes na água de alimentação são removidos pelas resinas de permuta iónica e substituídos por iões de hidrogénio e hidróxilo da resina. Os iões de hidrogénio e de hidróxilo combinam-se para formar moléculas de água.
Um outro aspecto importante a referir em relação a este processo de permuta iónica é que, esta deve ser usada juntamente com filtros se desejarmos obter uma água isenta de partículas, uma vez que pode haver certos fragmentos dos materiais de resina de permuta iónica que podem ser expelidos do cartucho pela água que passa através do mesmo. Por sua vez, os cartuchos se não forem usados regularmente podem ficar contaminados, pelo que este problema é atenuado pela recirculação frequente da água para inibir o desenvolvimento de bactérias e pela substituição ou regeneração regular das resinas, já que os químicos regenerantes são desinfectantes poderosos.
Em conclusão, a permuta iónica traz também consigo algumas limitações, uma vez que esta apenas remove compostos orgânicos polares da água e os orgânicos dissolvidos podem “sujar” os grânulos de permuta iónica, reduzindo a sua capacidade. Assim, quando é necessária água pura em termos orgânicos e inorgânicos, a combinação de osmose inversa (outro método de purificar a água) seguida de permuta iónica é mais efectiva.

Sem comentários: